Advogado iniciante: como conquistar seus primeiros clientes

27/04/2021

A área do Direito é uma das mais requisitadas para quem ingressa no curso superior, isso desde muito tempo. Contudo, cada vez mais as faculdades contemplam o curso, o que é bom, pois consolida a curso. Mas, por outro lado, aumenta significativamente a concorrência na área.

Logo, ao graduar-se, o maior desafio do advogado iniciante é ter demanda para exercer seu ofício. Sem falar que, no Brasil, a crise é uma constante, o que torna as estratégias para atrair uma clientela ainda mais imprescindível.

Portanto, a realidade contemporânea da profissão é que os advogados têm lutado bastante para ascender na carreira, especialmente os iniciantes, procurando um lugar ao sol.

Confira algumas dicas de como atrair os primeiros clientes, sendo um advogado dando os primeiros passos na profissão.

Como conquistar os primeiros clientes sendo um advogado iniciante?

Para início de conversa, é preciso estudar. Não estudar apenas para completar a faculdade e passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas sim especializar-se, se manter constantemente atualizado da área e escolher um segmento próspero para atuação.

A época em que advogados generalistas conseguiam destaque facilmente, já passou. É cada vez mais fundamental optar por um segmento, ser especialista naquele nicho e tornar-se referência.

Logo, o advogado iniciante precisa conhecer as tendências da área e encaixar com o seu perfil profissional, assim, aumentando as chances de ter êxito na carreira.

Ao delimitar seu campo de atuação e escolher o segmento, é mais fácil reconhecer o público-alvo. Dessa forma, não é produtivo tentar conquistar qualquer cliente, é preciso focar em estratégias para chegar aos clientes que realmente importam.

O networking é fundamental. Não tem como prosperar na profissão sem uma boa rede de contatos, isso na advocacia é crucial para ascender na carreira.

Os professores, colegas de turma, enfim, todos podem se enquadrar como networking na advocacia, o que torna importante estabelecer bons vínculos desde os primeiros anos de graduação.

Também não adianta o advogado iniciante manter-se no escritório à espera de clientes. É preciso ter estratégia para prospectar clientes. Por isso, é preciso correr atrás.

A internet como aliada do advogado iniciante

A internet também é uma ferramenta inestimável para o advogado recém-formado. É importante utilizar o marketing digital na prospecção de clientes, obviamente, respeitando o código de ética do Direito, mas usando a plataforma digital de forma assertiva para atrair a clientela.

Sites, blogs e cartão de visita. É importante recorrer ao que é permitido na publicidade da área do Direito. Visibilidade é essencial no mercado e o Direito, mesmo com regras, também vivencia esta questão.

A prestação de serviços é outro aspecto primordial para quem está iniciando na área. O advogado não pode limitar-se, especialmente quando está ingressando na profissão.

Nesse sentido, o advogado iniciante deve acompanhar os trabalhos dos colegas mais experientes, ler petições diversas, até adquirir experiência e criar segurança para alçar voos maiores. Ninguém começa de cima, e no Direito isso não é diferente.

Acesse o nosso conteúdo digital e confira os serviços que prestamos. Entre em contato com os nossos colaboradores para agendar visita e solicitar orçamento.